Curiosidades

BTT... e as suas origens


Bicicleta de Todo o Terreno, B.T.T., Bicicleta de Montanha ou Mountain Biking são várias          denominações para o mesmo desporto, que nos tempos de hoje despertou o interesse de miúdos e graúdos.
Para muitos a febre do Mountain Biking deve-se a um grupo de rapazes americanos que desciam por brincadeira as montanhas californianas, em meados dos anos setenta, com bicicletas que eles mesmo fabricavam.
         Entre nós o B.T.T. despertou as pessoas para a prática duma vida saudável, em contacto com a natureza sem a danificar e de fomentar entre os "betetistas" um espírito de boa disposição, camaradagem e divertimento.
Da manutenção e lazer que este desporto proporciona, para aparecer a competição foi um passo fácil de dar.
P        rovas mundialmente famosas como a Taça Grundig, o Campeonato do Mundo, e as diversas competições realizadas nos países como a volta à Suíça, a volta a França, o prémio "Coronas" em Espanha e a própria Taça de Portugal são um exemplo.
O interesse já é tão grande, levando grandes marcas comerciais a apostar forte nesta modalidade, tendo já algumas variantes como o Cross Country (prova em circuito fechado), Down Hill (descida), Up Hill (subida). Dual Slalom (descida com obstáculos para contornar) e Orientação.

HISTÓRIA DA B.T.T.

As primeiras Mountain Bike nasceram nos Estados Unidos em 1977, tendo chegado a Portugal no final dos anos '80, actualmente, as bicicletas de montanha (também conhecidas entre nós por bicicletas de todo o terreno - BTT) já fazem parte do quotidiano de vários estratos etários.
Além de ser mais cómoda e versátil que uma bicicleta normal de estrada, com guiador mais alto e estrutura resistente, a BTT permite um treino físico mais completo.
"Quando se conduz uma bicicleta de estrada trabalham-se sobretudo as pernas, enquanto que as BTT exigem um trabalho constante da parte superior do corpo no sentido de ultrapassar os obstáculos", afirma Piero Poli, traumatologista e médico desportivo que foi medalha de ouro de Remo nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1998.
"Pedalar na Natureza parece mais um jogo do que um exercício físico, ainda que o esforço seja considerável", afirma Ricardo Taroni, organizador do Pro Trek Rampitour de Itália, um circuito de cinco provas pelos Alpes e que todos os anos reúne mais de 12 mil aficionados.
Por outro lado, proporciona uma postura mais direita, sobrecarrega menos as costas e permite apreciar a paisagem. Além da comodidade e eficácia como exercício físico, a característica mais atraente da bicicleta de montanha é, a sua polivalência,por exemplo, trocando os pneus, rapidamente se transforma numa robusta e cómoda bicicleta de cidade, que lhe permitirá circular em vias e subir passeios sem estragos, e, se o que lhe interessa é a velocidade, com uns aros mais leves e estreitos e com pneus de ciclismo, as prestações não ficarão muito atrás de uma bicicleta de estrada/ciclismo.
"A bicicleta de montanha pode utilizar-se em muitas ocasiões, enquanto que as de estrada... não são mais que bicicletas de estada", comenta Piero Poli.
Por isso, se quer utilizar a bicicleta com que vive as suas aventuras para ir para o trabalho e para ficar rapidamente em forma, a BTT é a resposta.